Encontro do GE Pop Rua acontece uma vez por mês

Publicado por: Editor Feed News
05/11/2016 21:09:46
Exibições: 809


Por Rachel Koerich - DRT 4820/BA (texto e foto)

 

A viabilidade orçamentária da militância exercida por pessoas que estão ou estiveram em situação de rua foi tema de discussão do Grupo de Estudos Pop Rua - GE Pop Rua da Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA, nesta quinta-feira, 3, na Escola Superior da Defensoria - ESDEP. O GE se reúne uma vez por mês.

 

Com a presença de representantes do Governo do Estado, da comunidade acadêmica e dos próprios militantes, a discussão do grupo girou em torno do grau de entrega, seriedade e compromisso que a militância implica, e também de estratégias orçamentárias para o desenvolvimento de um trabalho a longo prazo, onde o militante verdadeiramente comprometido vê-se obrigado a reorganizar sua própria vida, abrir mão de muita coisa e transformar sua própria vida em prática militante.

 

Edcarlos Venâncio Cerqueira, militante do Movimento Nacional da População de Rua do Estado da Bahia já há dez anos, dividiu com o público um pouco da sua experiência pessoal. Ressaltou a importância da organização na sociedade civil de maneira coletiva e frisou que para "qualquer espaço, entidade ou organização se manter é necessário orçamento e estratégias que possibilitem manter uma qualidade do trabalho".

 

O servidor público e apoiador do movimento, Adauto Leite, trouxe à discussão a militância sob a ótica de alguém que atua de dentro do Estado e propôs a reflexão acerca da militância profissional e os diversos dilemas encontrados pelos militantes para o desenvolvimento do trabalho no atual contexto social. "O militante precisa lidar com as opressões existentes dentro da sua própria estrutura pessoal e, ao mesmo tempo, administrar a relação com o espaço onde ele milita. Estas são fragilidades que precisam ser combatidas no processo de militância", defendeu.

 

A defensora pública e coordenadora da Equipe Pop Rua, Fabiana Miranda, considera essencial discutir estratégias que deem à militância condições de viver da própria militância em defesa dos direitos das pessoas que ainda estão nas ruas. "A proposta é encontrar alternativas para que o movimento não acabe", informa.


EQUIPE POP RUA

 

A Equipe Pop Rua integra a Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA e atua há três anos da defesa dos direitos das pessoas em situação de rua. O atendimento acontece na Rua Pedro Lessa, 123, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30.Tel: 71 - 3338-2239

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados