Os desafios da depressão causados pela fama e a importância do diagnóstico precoce

Publicado por: Editor Feed News
06/01/2022 12:02:17
Exibições: 218
Cortesia Editorial Rawpixel
Cortesia Editorial Rawpixel

Após declarações de Felipe Neto, Whindersson Nunes, Karol Conká, entre tantos outros nomes, mal do século é pauta entre as celebridades

 

Janeiro é o mês da conscientização sobre a importância da saúde mental. Dados da OMS apontam que 10% da população mundial sofre com problemas de depressão – boa parte nem tem consciência disso.  

 

Com uma frequência cada vez maior, celebridades e formadores de opinião têm aberto seus corações para o público, tanto em forma de desabafo quanto em alerta para a precaução.

 

“O excesso de fama, a decadência, o confinamento vigiado – BBB 2022 está prestes a começar – e outros fatores presentes na vida de figuras públicas podem ser, sim, causas importantes no desenvolvimento de quadros depressivos”, explica o psiquiatra Dr Pablo Vinícius.

 

Para o especialista, os quadros depressivos são muito mais comuns do que se pode imaginar e muitas vezes as pessoas nem percebem que podem estar doentes.



“É preciso estarmos atentos para quaisquer sintomas fora do comum. As celebridades estão aí para provar que depressão é um caso sério e que qualquer pessoa pode ser acometida por ela.”, complementa o médico.

 

Dr. Pablo Vinicius é médico psiquiatra, pesquisador, escritor e palestrante. Natural de Brasília, desde jovem mostrou interesse pelo estudo do cérebro humano.  

 

Formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, fez residência médica em psiquiatria. Aprovado em concurso, atuou na área de psiquiatria da Marinha do Brasil e se especializou em Saúde Mental, pela Fiocruz (RJ). Mestre em neurociências na Universidade de Brasília, vivenciou experiência internacional na Universidade de Columbia, em Nova York, com curso em estimulação magnética transcraniana. No Instituto do Sono (São Paulo), obteve o título de Especialista em Medicina do Sono, pela Associação Brasileira do Sono.  

 

De volta à Brasília, abriu o consultório próprio. Diariamente passou a atender pessoas com as mais variadas queixas, principalmente relacionadas a falta de atenção, concentração e memória, gerando dificuldade de aprendizado. O tratamento em combate a depressão também é destaque. 

 

Ao longo de dez anos Dr. Pablo esteve focado em estudos nas áreas das ciências: neurociência, psiquiatria, medicina do sono, psicologia, nutrição, educação física, pedagogia e meditação. A pesquisa teve como objetivo entender o processo de aprendizagem, as formas para otimizar o cérebro humano e consequentemente a saúde mental. Desenvolveu assim um método próprio de alta performance cerebral. 

 

Foi assim que nasceu o Instituto PARC - Programa de Alto Rendimento Cognitivocentro de referência da inteligência humana. Dr. Pablo Vinicius oferece o método para alunos, concurseiros, profissionais liberais e executivos, na busca de potencializar a saúde mental e a inteligência para alcançar alto rendimento intelectual. Posteriormente transformou o estudo em livro.  

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados