Mantenha-se alerta, o Sars-Cov-2 (covid-19) não vai terminar tão cedo

Publicado por: Editor Feed News
19/10/2021 11:41:36
Exibições: 84
Krisanapong Detraphiphat / Moment via Getty Images
Krisanapong Detraphiphat / Moment via Getty Images

Lavar as mãos é uma forma fácil e eficaz de reduzir a propagação de doenças.

 

As pessoas lavavam as mãos tanto no início da pandemia que a falta de sabonete e pele sensível eram problemas comuns em 2020.

 

Todo esse foco em lavar as mãos tinha um bom motivo. A ciência demonstra uniformemente que lavar as mãos com frequência reduz o risco de uma variedade de doenças. É uma fruta fácil de alcançar em termos de um hábito fácil e saudável de praticar.

 

No entanto, as pessoas hoje não estão lavando as mãos com tanta frequência como no início da pandemia, e muitos estão se perguntando: Devo ainda lavar as mãos com mais frequência por causa do coronavírus? A resposta curta é sim. Isso porque provavelmente você não estava lavando as mãos com a frequência que deveria antes da pandemia.

 

Sou epidemiologista e mãe de três meninos, uma menina, dois gatos e um cachorro. Entre esportes e uma casa ocupada, existem muitas oportunidades para os germes se espalharem em nossa casa, com coronavírus ou sem coronavírus.

 

 
Antes da pandemia, muitas pessoas não lavavam as mãos com a frequência necessária.Sarah Chai/Pexels


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lavar as mãos: com que frequência?

Você lava as mãos depois de ir ao banheiro, mas quando mais deveria lavar?

 

Em geral, os germes podem entrar em contato com suas mãos de várias maneiras - desde mãos sujas, gotículas no ar liberadas durante uma tosse ou espirro, superfícies contaminadas ou contato com fluidos corporais de uma pessoa doente. Suas mãos entram em contato com milhares e milhares de microorganismos todos os dias - e isso pode ser um problema considerando que, em média, as pessoas tocam a boca, o nariz ou os olhos para cima 20 vezes por hora .

 

Nos hospitais, os profissionais de saúde são obrigados a lavar as mãos antes e depois de atender cada paciente. Embora você e eu não precisemos fazer isso com tanta frequência, é sempre uma boa ideia lavar as mãos em água morna ou fria com sabonete antes de comer, depois de usar o banheiro, ao entrar do lado de fora e depois de qualquer atividade.

 

Antes da pandemia, a maioria das pessoas não lavava as mãos o suficiente. Os homens, em particular, tinham menos probabilidade do que as mulheres de se lembrar de lavar as mãos. Nos últimos anos, antes da pandemia, a higiene para lavar as mãos tem diminuído de maneira geral, tanto em termos de frequência quanto de duração, já que as pessoas costumam fazer um simples enxágue e enxágue. Uma pesquisa descobriu que apenas cerca de 40% das pessoas relataram lavar as mãos seis ou mais vezes por dia.

 

Uma mão segurando um corrimão em um ônibus ou trem.
 
O risco de contrair o coronavírus ao tocar em uma superfície contaminada é baixo, mas não zero. Alex Walker / Moment via Getty Images

Transmissão do coronavírus pelo toque

O vírus SARS-CoV-2 se espalha principalmente pela inalação de partículas infecciosas no ar . Pegar o coronavírus ao tocar uma superfície - conhecido como transmissão de fômites - é possível, mas é uma rota de baixo risco de transmissão , de acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC). Essa transmissão indireta poderia acontecer se uma pessoa tocasse em uma superfície contaminada, o coronavírus fosse transferido para a mão da pessoa e depois da mão para a boca, nariz ou olhos.

 

É difícil medir diretamente o risco de transmissão de fômites. Estudos de laboratório demonstraram que o coronavírus pode sobreviver por horas e, em alguns casos, dias nas superfícies . No entanto, outros estudos que testam superfícies em condições do mundo real - como um supermercado - não detectaram o coronavírus . Uma equipe de pesquisa estimou que o risco de infecção por transmissão de fômites é inferior a 5 em 10.000 - significativamente menor do que as estimativas de risco de infecção por via aérea e ainda menor do que o risco de influenza ou norovírus.

 

Mas risco baixo não é risco, e lavar as mãos tem uma associação direta e inversa com doença. Foi demonstrado que ajuda a prevenir doenças respiratórias como constipações, pode reduzir a propagação da diarreia e até ajuda a evitar que as crianças faltem à escola devido a doenças gastrointestinais.

 

Quanto mais você lava, menos provável que tenha germes nas mãos que podem deixá-lo doente. Isso se aplica ao coronavírus tanto quanto a qualquer outro patógeno.

 

Uma mão sob a luz ultravioleta brilhando em muitos lugares.
 
Lavar as mãos pode prevenir a propagação de muitas doenças, incluindo o coronavírus. Solarseven / iStock via Getty Images

Na dúvida, lave

O CDC e os especialistas em saúde pública costumam repetir que a primeira linha de defesa contra a disseminação do coronavírus é lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

 

Em 2020, uma pesquisa do CDC descobriu que as chances de uma pessoa lavar as mãos antes de fazer certas coisas quase dobraram em comparação com 2019 . Mesmo assim, as pessoas ainda não lavavam as mãos sempre que deveriam, pandêmica ou não. E, apesar desse aumento inicial, há evidências de que, conforme os casos de coronavírus estão diminuindo, a higiene de lavar as mãos também está diminuindo , mesmo entre os profissionais de saúde.

 

Então, com que frequência você deve lavar as mãos? A resposta simples é sempre que você precisar.

 

Use sabão. Lave por 20 segundos pelo menos - aproximadamente uma rodada cantando Parabéns pra você. E lembre-se de secar as mãos ao ar livre ou com uma toalha, porque as mãos molhadas também são um bom vetor para a transferência de germes.

 

A ciência deixa claro que a prática comum de lavar as mãos é uma das atividades mais importantes que uma pessoa pode realizar para evitar adoecer ou transmitir germes a outras pessoas. Você provavelmente não estava fazendo isso o suficiente antes da pandemia, e nunca houve melhor momento para melhorar sua higiene de lavar as mãos, especialmente com a aproximação da temporada de festas de fim de ano.

 

Originalmente Publicado por: The Conversation

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados