Cientificamente uma dieta humana saudável

Publicado por: Editor Feed News
07/10/2020 18:29:55
Exibições: 234
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Uma equipe de investigadores identificou aquele que alega ser a melhor dieta para a nossa saúde. A resposta é uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente

 

“Percebemos que a dieta é indiscutivelmente o indicador mais importante de saúde e bem-estar a longo prazo”, diz James O’Keefe, cardiologista e diretor médico do Duboc Cardio Health and Wellness Center, nos Estados Unidos. “A maioria dos principais problemas de saúde com que lidamos na América está associada à maneira como nos alimentamos“.

 

A chamada dieta ocidental está longe de ser saudável, mas é cada vez mais comum, principalmente entre os mais jovens. Pouca fruta e vegetais e muita carne, doces e gorduras é a base desta dieta, que eventualmente se faz acompanhar de sérios problemas de saúde.

 

Mas se, obviamente, a dieta ocidental não é a ideal, então qual é? É a esta pergunta que várias equipes de cientistas têm tentado responder ao longo dos anos. De acordo com estudos recentes, alguns especialistas acreditam que estamos perto de descobrir qual a dieta humana ideal.

 

A equipe de investigadores liderada por O’Keefe é uma das que tentou procurar uma resposta num estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of the American College of Cardiology.

 

A conclusão é que uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente é uma forte candidata ao prémio de dieta mais saudável alguma vez identificada pela ciência.

 

O portal Elemental escreve que esta dieta é baseada fundamentalmente na mediterrânea. A esta dieta foi associado um menor risco de morte, doenças cardíacas, diabetes, depressão, cancer, entre outros. Vegetais, frutas, legumes, frutos secos, sementes e grãos perfazem esta dieta.

 

Porções modestas de laticínios, aves e ovos são permitidas, enquanto a carne vermelha deve ser comida com moderação ou até mesmo evitada. É permitido o consumo moderado de álcool, embora seja recomendado água, chá ou café.

 

As quantidades não estão definidas, mas os cientistas argumentam que idealmente todas as calorias do dia devem ser consumidas dentro de uma janela de tempo de 8 a 12 horas. “Comer com restrição de tempo é uma ótima maneira de reduzir o total de calorias e também fazer com que a inflamação e as hormonas voltem a níveis saudáveis”, disse O’Keefe.

 

“É isto que digo a meus amigos e familiares”, diz Josiemer Mattei, coautor do estudo. “Escolham alimentos naturais, principalmente à base de plantas e peixes. Escolham grãos inteiros em vez de refinados e evitem alimentos processados, especialmente salgadinhos, carnes picadas e bebidas açucaradas”. Tá dado o recado!

 

Fonte: Planeta ZAP //

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados