Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de câncer

Publicado por: Editor Feed News
18/12/2019 11:48:32
Exibições: 206
(CC0/PD) ELEVATE / pexels
(CC0/PD) ELEVATE / pexels

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de câncer. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica.

 

Nem só o consumo excessivo de álcool pode ser mau para a nossa saúde. Uma nova investigação realizada por uma equipe de cientistas japoneses vem dar força à ideia que até o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial, estando associado a um maior risco de câncer.

 

O estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Cancer é sustentado numa base de dados completa de uma investigação de longa data que sondou a saúde de pacientes que deram entrada em hospitais japoneses. Com estes dados, os investigadores compararam pacientes com e sem câncer.

 

Os cientistas descobriram um maior risco de câncer em pacientes de diziam beber ocasionalmente álcool, comparativamente com aqueles que não bebiam. Estes pacientes, que bebiam algo como uma dose de whiskey, um copo de vinho ou um copo de cerveja por dia, tinham uma probabilidade 5% maior de vir a desenvolver câncer.

 

Esta não é a primeira vez que o consumo leve de álcool é associado ao risco de câncer, vindo este estudo apenas dar mais força a esta teoria. De acordo com o Gizmodo, os investigadores nipónicos tiveram em consideração outras condicionantes como, por exemplo, pressão arterial alta, obesidade e se era ou não fumador — fatores que costumam ser associados a um maior risco de doenças cancerígenas.

 

“No Japão, até mesmo o consumo de álcool leve a moderado parece estar associado a riscos elevados de câncer”, escreveram os cientistas. Estes notam ainda que um aumento de 5% na probabilidade de vir a desenvolver não é algo tão significativo como os fatores referidos anteriormente.

 

Além disso, não se sabe se estes resultados são aplicáveis a outras populações, já que apenas foram utilizados pacientes japoneses.

 

Assim sendo, enquanto alguns estudos (e até o nosso próprio médico) sugere que consumir um copo de vinho por dia pode ser benéfico para a nossa saúde, outros estudos fornecem uma visão diferente. Para se ter uma maior certeza, será necessário realizar mais estudos, que sejam mais abrangentes.

 

Fonte: Planeta ZAP //

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados