Alunos de escolas públicas participarão de mediações culturais em Juazeiro-BA

Publicado por: Editor Feed News
04/10/2017 22:46:15
Exibições: 429

O Coletivo Trippe irá realizar seis sessões de mediação cultural de formação de plateia para alunos da rede pública de ensino da cidade de Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Cultura João Gilberto. A ação faz parte do projeto Primeiros Passos e inclui apresentações de espetáculo, oficinas lúdicas e distribuição de material educativo. O projeto ainda será realizado nas cidades de Curaçá e Senhor do Bonfim. No total, serão desenvolvidas 10 sessões de mediação cultural no Sertão baiano ainda em outubro.

 

 Durante as mediações, será apresentado o espetáculo “Meu Querido Catavento”, que leva à cena diversas brincadeiras que utilizam a imaginação infantil como mola propulsora. Além de oficinas ministradas por mediadores culturais, em momentos  discussão sobre o trabalho e sobre o corpo como linguagem. Ainda será distribuído material educativo, em formato de livreto, para expandir o debate do espetáculo de forma mais lúdica.

A proposta do Primeiros Passos é de estimular a formação da plateia como um meio de criar multiplicadores. "Nós acreditamos que o povo gosta dos produtos, mas há falta de acesso às ofertas. Portanto, propomos esse projeto com o intuito de explorar novos ambientes para a dança e crentes no poder da arte como agente transformador de realidades", explica o coordenador do projeto, Adriano Alves.

 

O projeto tem uma perspectiva inclusiva, que prioriza a população periférica e as pessoas com deficiência. Em todas as ações haverá lugares reservados para cadeirantes e tradução em Libras das atividades. As sessões em Curaçá serão realizadas no dia 13 de outubro, no Teatro Raul Coelho e, em Senhor do Bonfim, no dia 17 de outubro, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

 

O projeto aprovado no Edital Setorial de Dança 2016 do Fundo de Cultura da Bahia é uma realizaçãodo Coletivo Trippé com produção assinada pela Pipa Produções e apoio financeiro do Governo do Estado, da Fundação Cultural, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura da Bahia. Também conta com o apoio institucional da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, da Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim, do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria de Educação de Curaçá. Mais informações estão disponíveis na página do coletivo no Facebook: facebook.com/coletivotrippe.

 

Serviço:
Juazeiro – 3 a 5 de outubro, no Centro de Cultura João Gilberto
Curaçá – 13 de outubro, no Teatro Raul Coelho
Senhor do Bonfim - dia 17 de outubro, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

 

Sinopse do Meu Querido Catavento:

Nesse espetáculo tudo pode, deve e quer, ser tudo. Ele é todo pensado como meio de propor às crianças uma alternativa às brincadeiras massificadas pelos eletrônicos, levando à cena diversos jogos que utilizam a imaginação como mola propulsora. Fazer com que os pequenos percebam o quanto são criativos e não dependem das tecnologias para acreditar nas magias, é o nosso modo de querer ser «mundo». Durante a apresentação, propomos também a interação constante entre público e plateia, fazendo das crianças o ponto chave da encenação, em que elas podem se sentir parte do jogo. Buscamos formar futuros adultos mais participativos, que se interessem pelo debate e que sejam mais seguros de si.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados