ABCDRONES na Campus Party Bahia

Publicado por: Editor Feed News
31/07/2017 11:06:54
Exibições: 506
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Associação Brasileira de Competições de Drone

 

A Associação Brasileira de Competições de Drone apresenta-se como um organismo voltado para praticantes e interessados nas competições esportivas ligadas a esse universo. Tem como missão difundir, popularizar e alavancar a atividade diante do crescente interesse nesta prática no Brasil e no mundo.

A ausência de uma associação esportiva, voltada exclusivamente para competições, motivou alguns esportistas e interessados a criarem um ponto de convergência que os representasse. Neste sentido, o momento atual mostrou-se oportuno diante da recém-criada nova regulamentação específica para pratica de uso de drones no Brasil.

Pioneira na América Latina como associação de competições de drones, a entidade nasce como fórum adequado para discussões e iniciativas para a promoção e crescimento desse esporte. A ABCDRONE oferece aos seus associados uma série de serviços, como: palestras sobre normas e práticas, cursos de pilotagem e escola de montagem de equipamentos nas modalidades presencial, e-learning através do seu site, além de dar suporte na participação de brasileiros em eventos internacionais, colocando o Brasil no mapa mundial do esporte.

Os primeiros Jogos do Futuro, que acontecerão em Dubai, em Dezembro de 2017, abrem uma nova perspectiva para as Corridas de Drone, que estão na iminência de tornarem-se modalidade olímpica nos próximos jogos. Mais informações: http://idgnow.com.br/internet/2016/03/15/dubai-anuncia-planos-para-realizar-olimpiadas-de-robos-em-2017/

 

A Associação ainda vai atuar como interface com órgãos reguladores, definindo o calendário nacional das competições e está democraticamente aberta a todos interessados, como organismos e empresas ligadas ao terceiro setor e economia criativa, de forma colaborativa a manutenção de um espaço cada vez mais forte e representativo.

 

Sediada em São Paulo, capital, para que esta associação fosse fundada, foi criada uma comissão de pessoas ligadas às competições do esporte no país. Depois de várias reuniões, discussões e exposições de ideias, formou-se o seu primeiro corpo diretivo.

 

Por aclamação, definiu-se como primeiro presidente Carlos Candido, criador do MiranteLab, um laboratório de experimentações que vem desenvolvendo e fomentando assuntos relacionados a drones além de notório entusiasta, pesquisador e divulgador deste assunto. Também é integrante da equipe de pesquisas da Universidade Mackenzie sobre o comportamento coletivo de drones e participou de ação pioneira no país, realizada em conjunto com a Prefeitura de São Paulo (2016), cujo objetivo era identificar e monitorar focos do mosquito Aedes aegypti.

 

“A criação desta associação veio para realizar um antigo sonho dos competidores. Acredito que ela possa representar um grande avanço para a prática deste esporte,” conclui Carlos.

 

Além de Carlos Candido, a diretoria também é formada por:

 

Guilherme Kominami, é formado em computação, trabalhou por 15 anos com desenvolvimento de software, mas sempre teve uma vida paralela estudando artes visuais. Em 2015, fundou o MiranteLab e aliou o seu conhecimento em tecnologia com o interesse pelos drones, já participou da busca de focos de dengue, integra equipe de pesquisa de drones autônomos em parceria com o Mackenzie, cria frames feitos em impressora 3D, organiza corridas de drones, dentre elas, a 1ª Corrida de Drones SP – Drone Racing.


Darlington Bernardes é formado em administração pela Universidade de S.Paulo (FEA-USP) e tem MBA pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). Empresário e investidor de startups na área de mídia e tecnologia, foi um dos fundadores do jornal Destak no Brasil e já atuou como executivo de grandes empresas de mídia e no mercado financeiro.


Fernando Carvalho é arquiteto e cenógrafo, com larga experiência na produção e organização de eventos como Fórmula 1, Carnaval, Campeonato Brasileiro e Paulista, eventos esportivos e convenções. Atualmente é diretor da empresa Apostrofe Cenografia, onde cria e desenvolve cenários de eventos, programas de TV, cinema, eventos coorporativos, entre outros.


Mais informações:


ABCDrone – Associação Brasileira de Competições de Drone

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados