Defensoria da Bahia cria serviço 190 para agendamentos

Publicado por: Editor Feed News
19/06/2017 19:48:46
Exibições: 404

Por Luciana Costa -  Fotos: Alessandra Lori

 

Na ocasião, também foi lançado o serviço de agendamento através do ‘Disque 129’

 

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 19, a Casa da Defensoria das Famílias I. O atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nesta área que antes era realizado em uma sala do Fórum Ruy Barbosa, agora será realizado em sede própria localizada na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 188, Jardim Baiano. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na ocasião, também foi lançado o serviço de agendamento do primeiro atendimento através do ‘Disque 129’, que é a Central de Relacionamento com o Cidadão – CRC.

 

“Os defensores públicos que trabalham na área de família são o coração da Defensoria e mereciam esse espaço. Um espaço que é nosso, da instituição e da população. Um espaço democrático, onde vigoram a democracia, a pluralidade e a tolerância. Um espaço onde só não podem entrar o preconceito e a violência”, defendeu o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, que também é titular da área de Família.

 

De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, a Casa da Defensoria das Famílias I coroa o exercício do defensor público e o trabalho dos colegas da Especializada. “Foi com muita dedicação e garra que toda a Defensoria trabalhou duro para possibilitar essa inauguração hoje, elevando ao patamar almejado não apenas a unidade de Atendimento das Famílias, mas também o nome de nossa Instituição”, disse bastante emocionada, Donila Fonseca.

 

Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep-BA, João Gavazza, para a prestação de serviço com qualidade é fundamental que haja uma boa estruturação dos postos de atendimento. “Há um caminho a se percorrer e os defensores públicos são merecedores de uma estrutura equipada e adequada de trabalho”, falou Gavazza.

 

A ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, destacou a importância de realizar investimentos na instituição: “Tem gente que pensa que a Defensoria é gasto. Não é. Nós entendemos como investimento e talvez o mais importante que o estado da Bahia possa fazer na vida das mulheres, da população negra, da população LGBT e dos quilombolas”.

 

“Foi um momento grandioso para a Defensoria Pública da Bahia. A instituição caminha a passos largos mesmo diante das crises que estamos enfrentando no cenário nacional. Ainda assim continua forte, combativa e imbatível buscando a melhoria do atendimento”, enalteceu a desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel que representou a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago.

 

SATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO

 

Para a defensora pública Tatiane Ferraz, que atua na área de Família,  a nova estrutura servirá de motivação para os profissionais que atuarão na nova unidade e representa a valorização dos assistidos que buscam o serviço da Defensoria.

 

“A instituição tinha essa dívida com a sociedade e com os defensores que trabalhavam na Especializada de Família. Agora temos um espaço adequado para as pessoas falarem e haverá uma salubridade no ambiente de trabalho. É dignidade para o defensor e, sobretudo para os assistidos. O serviço ganha em eficiência e qualidade”, opinou a defensora pública Melisa Teixeira.

 

A estrutura é composta por 12 gabinetes que permitirão atendimento individualizado por cada defensor que atua nas Varas judiciais do Direito das Famílias. O primeiro atendimento nesta área continua sendo na Casa de Acesso à Justiça I, cujo agendamento agora pode ser feito pelo Disque 129, a partir do telefone fixo.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados