Clériston, o mais votado, continua como defensor geral.

Publicado por: Editor Feed News
28/01/2017 20:45:10
Exibições: 422
Fotos: Alessandra Lori
Fotos: Alessandra Lori

Defensores definem lista tríplice para defensor público geral do Estado Bahia do próximo biênio

 
Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 e Vanda Amorim DRT/PE 1339
 

Encabeçada por Clériston Cavalcante de Macêdo, a lista traz ainda Mônica Christiane Soares de Oliveira e Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho

 

Os defensores públicos definiram nesta sexta-feira a composição da lista tríplice para o cargo de defensor público geral do Estado da Bahia. Ao final da votação, que aconteceu das 9 às 18 horas, a Comissão Eleitoral apurou que a lista a ser encaminhada para o governador Rui Costa é composta pelo atual gestor da Defensoria, Clériston Cavalcante de Macedo, que obteve 157 votos; por Mônica Christianne Soares de Oliveira, com 106 votos; e Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho, com 92 votos.

 

Na votação cada defensor público pode votar em até três candidatos. Em quarto lugar na votação ficou Maria Auxiliadora Teixeira, com 83 votos. A lista com o resultado da eleição será enviada pelo defensor público geral em exercício, Rafson Saraiva Ximenes, ao governador, Rui Costa, que terá o prazo de 15 dias para escolher um nome; caso não escolha, o mais votado pela classe será investido automaticamente no cargo, conforme prevê o Art. 99, §4° da LC 132/09.

 

Para Clériston de Macêdo, estar na lista tríplice como o mais votado pela classe é o reconhecimento do trabalho realizado na sua atual gestão. "Fico muito feliz e ao mesmo tempo me sinto muito responsável pela quantidade votos únicos que obtive nesta eleição. A classe demonstrou de forma clara que tem um candidato no qual ela acreditou e confiou, pelo trabalho realizado e que pode realizar, se for da vontade do governador de indicar o mais votado" disse Clériston de Macêdo.

 

Na avaliação da candidata Mônica Soares, fazer parte da lista tríplice é a maior prova de confiança que a classe pode dar a um candidato, como prova da credibilidade do que foi passado na campanha. " Procurei fazer uma campanha séria, respeitosa, propositiva. Estou com minha consciência tranquila", assegura. Segunda mais votada, a defensora pública acredita que Clériston Cavalcante de Macêdo será reconduzido: " Acho que naturalmente o governador vai ter que endossar a escolha da classe e reconduzir o atual defensor geral".

 

O terceiro colocado Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho encarou o resultado com naturalidade. "Faz parte do processo democrático algum candidato sair com o maior número de votos. Saio com o dever cumprido, de ter apresentado as minhas propostas e ter levado o debate para a instituição", considerou Ussiel Filho.

 

A presidente da comissão eleitoral, Ana Maria Pavie, parabenizou todos os candidatos e disse que todos fizeram propostas engrandecedoras para a instituição. "Fechamos desta forma o nosso trabalho, desejando sorte e muita paz para o defensor público que for conduzido ao cargo. Aos colegas que contribuíram nós agradecemos muito, pois temos que aproveitar as propostas que eles ofereceram para a Defensoria Pública e, consequentemente, para os nossos assistidos que são a razão da nossa Defensoria", ponderou Ana Maria Pavie.

 

O presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia, João Gavazza, considera que os defensores públicos deram um passo importante, democrático, sempre no sentido de uma Defensoria Pública mais fortalecida. "Houve uma eleição onde os quatro candidatos foram propositivos, apresentaram propostas e a classe hoje definiu, com sua votação, aquele que ela considera como o escolhido para gerir a Defensoria pelos próximos dois anos", avaliou, ressaltando o desejo de que o governador do Estado nomeie o candidato que teve a votação mais expressiva. "Independentemente de quem seja nomeado, desejo que o escolhido desempenhe um mandato com muita serenidade, tranquilidade, e que busque sempre os objetivos perseguidos institucionalmente", afirmou Gavazza.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados