Amargosa apresenta inovações em Fórum de Cidades Digitais | TVSOTEROPOLITANA.com Para Dispositivos Moveis

Município usa tecnologia para tornar o serviço público mais eficiente; Evento reúne gestores públicos nesta quinta (08) em Alagoinhas Amargosa, localizada no Centro-Sul Baiano, tem buscado se destacar pelo uso da tecn...

tecnologia, negócios, empreendimentos, aplicativos, inovações, digital, designers, projetos, startup, pesquisa, consumidor, mobile

Ago
08

Amargosa apresenta inovações em Fórum de Cidades Digitais

Publicado por: Redação
08/08/2019 18:31:00 -
Divulgação
Divulgação

Município usa tecnologia para tornar o serviço público mais eficiente; Evento reúne gestores públicos nesta quinta (08) em Alagoinhas



Amargosa, localizada no Centro-Sul Baiano, tem buscado se destacar pelo uso da tecnologia como ferramenta para melhorar a gestão pública. As inovações do município serão apresentadas nesta quinta-feira (08), em Alagoinhas, durante o I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste baiano, encontro focado para tratar da modernização dos municípios região, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas e Sebrae-BA.

 

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico de Amargosa, Danillo Regis, os investimentos começaram a partir de 2017 quando foi criada a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), na gestão do prefeito Júlio Pinheiro. "A única coisa feita até aquele momento era o conserto puro e simples de computadores quando necessário", lembra ele. 

 

O diretor de TI, Marcelino Antunes, destaca que a DGTI veio com o objetivo não só de ordenar e melhorar a utilização da tecnologia, mas de alinhar às necessidades da prefeitura e seus cidadãos. ”Amargosa passou a contar com a Tecnologia de Informação mais orientada às políticas de gerenciamento de serviços baseados em boas práticas. Desta forma a cidade ganhou investimento considerável em infraestrutura física, softwares e capital intelectual sob medida para atuar em congruências com os objetivos da gestão”, observa.

 

Um projeto que vem ganhando grande notoriedade na região, voltado para a tecnologia, é o SIM (Sistema Integrado de Informação Municipal), ferramenta utilizada pelos setores estratégicos da administração pública nas áreas de atendimento ao cidadão, almoxarifado, compras, diárias, financeiro, licitações, gestão de pessoas, patrimônio, protocolo e vigilância sanitária.

 

Pode-se destacar também o processo de implementação ainda em curso do prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde da Família, além da instalação de rede de fibra óptica para conectar secretarias e levar internet até mesmo para as escolas rurais com uma taxa de cobertura chegando em breve a 100%. Vale ressaltar que o município investiu no Portal da Transparência, disponibilizando informações públicas de forma rápida e eficaz.

 

Recentemente, a Prefeitura lançou o aplicativo “Leis Municipais” para que a população tenha acesso ao banco de dados de toda a legislação municipal. “Com o investimento sob medida de tecnologia, a administração municipal conseguiu uma melhor aplicabilidade de recursos, organização dos dados e otimização de serviços. A tecnologia aplicada moderniza, facilita, corrige e integra informações das mais diversas áreas, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisão. Temos hoje acesso à informação na palma da mão e a possibilidade de revolucionar a maneira de se gerenciar a cidade, além de deixar as informações com mais clareza para o cidadão”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento Econômico, Danillo Regis.

 

Para o futuro de Amargosa, ele enfatiza que os planos são deixar totalmente de utilizar papel. “O avanço tecnológico traz menos burocracia e uma gestão mais eficiente, ressalta Danillo Regis. “O município vem investindo bastante e em breve alcançará melhores níveis da experiência e integração dos recursos de TI junto às necessidades do cidadão beneficiando toda a comunidade. Amargosa vive um momento bem inspirador!”, completa o diretor de TI, Marcelino Antunes.

 

Fórum de Cidades Digitais – Além de Amargosa, Alagoinhas, São Francisco do Conde e Conceição do Coité são os casos de sucesso confirmados para o I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano, que será realizado nesta quinta-feira (08), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. “O objetivo é promover a troca de experiências, além de trazer soluções de mercado disponíveis e políticas públicas. São ferramentas para resolver diversos problemas nas cidades”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

 

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http//forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio da Exati e CMT Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia (ASSESPRO-BA) e do Canal Gerência Pública. 



Serviço
I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano
08 de agosto de 2019, em Alagoinhas
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Alagoinhas (Rua Manoel Romão, 150)
Credenciamento: 8h30
Abertura: 9h
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/alagoinhas

https://www.google.com/maps/place/IFBaiano+-+Campus+Alagoinhas/@-12.1461757,-38.4054479,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x716bdd4a5b84925:0x3669af8a3e7a95a0!8m2!3d-12.1461757!4d-38.4032592

Compartilhar

Noticias

Eventos relacionados